segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Um valor de todo o coração

Deus premiou-nos com um valor imensurável, de um mérito extraordinário, de qualidade intransferível que não depende de genes especiais ou de pais superiores, assim como também não é medido pela quantidade de nossos bens patrimoniais.

“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. 1º João 4.4.

Milagres pequenos e grandes começam a acontecer quando descobrimos e aceitamos o potencial e o valor da nossa fé.

São qualidades da fé a força, a audácia, a coragem, a valentia e o vigor; ao acrescermos em nossas atitudes tais valores, estamos nos provendo de uma considerável auto-estima, um sentimento de amor próprio.

Esse sentimento nos liberta do ciúme e nos faz sentir tão capazes, plenos e seguros em nossas ações a ponto de não querermos nunca ser ou estar no papel de uma outra pessoa; O valor do amor próprio apaga o sentimento de inferioridade.

“O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado. E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz”. Cl. 3 : 23-25.

Assim, afirmemo-nos em nossa fé, eliminemos o medo, vamos juntos, olhemos para frente e nenhum mal nos impedirá, porque fomos criados à imagem e à semelhança de Deus.

Texto de autoria do Dr. Airton Rodrigues, apresentado no programa de rádio PALAVRA DA FÉ.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Para ser sábio

Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem a compreensão das coisas. A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. Se você for sábio, o lucro será seu... Pv. 9: 10-12



Escutem!

A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta.

A Sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos. Está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando: Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.

Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente.
Você é tolo? Aprenda a ter juízo.

Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo.
O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira. Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso.

Para a pessoa que tem a compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado. Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro.

EU SOU A SABEDORIA; sou mais preciosa do que as jóias.

Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte. Os governantes governam com a minha ajuda. Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.

Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo. Eu estava lá quando Deus colocou os alicerces da Terra, estava ao seu lado como arquiteta e era a sua fonte diária de alegria, sempre feliz na sua presença – feliz com mundo e contente com a raça humana.

Agora, moços, escutem!

Façam o que eu digo e serão felizes.
Aprendam o que é ensinado a vocês.
Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.

Aquele que me ouve será feliz.
Pois quem me encontra encontrará a vida e o Senhor Deus ficará contente.
Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma... (Pv. 8: 1-36)

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Passado é só isso: passado

Quantos de nós, em meio a problemas sérios, a pequenas transgressões ou a atos que nos levam a arrependimentos, adotamos uma postura de aprisionamento ao passado?

Dizemos que: “naquela época eu... tinha dinheiro na poupança e fazia muita festa... comprava em loja de grife... tinha carro do ano e chácara na serra... etc...” assim como essas, são muitas as expressões de lamentação e prisão ao passado.

O que aconteceu com o presente? Vieram tempos difíceis, o dinheiro sumiu, as dívidas chegaram, os bens foram vendidos e o desânimo se apossou daquele coração que antes, em meio ao privilégio da fartura, era só felicidade.

O que fazer diante do infortúnio?
Agora, há uma nova situação que requer coragem e firmeza para enfrentá-la. Prender-se ao passado de nada ajudará.

Lembrem-se do apóstolo Paulo : “Eu era fariseu. E era tão fanático, que persegui a Igreja.” Por obediência à lei, antes de sua conversão, Paulo caçava e matava os seguidores de Cristo.

No entanto, uma vez convertido, Paulo tornou-se um magnífico pregador do Evangelho numa proporção tal que, depois de Jesus Cristo, é nele quem mais a Bíblia nos oferece a sabedoria da fé. O apóstolo Paulo salvou o Cristianismo dos limites estreitos de uma seita judaica e o tornou um movimento de alcance mundial.

E qual a lição que Paulo nos dá em relação ao passado, aos fatos passados?

“No passado, todas essas coisas [a perseguição à Igreja] valiam muito para mim; mas agora por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor.”

“Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé.”

“Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória”.

“Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.”

Será que ao dirigir essa mensagem aos Filipenses (3.6-14), Paulo também não nos oferece uma abençoada e contundente sugestão para que passemos a viver A NOVA VIDA???
Será que ele, ao dizer: “MEUS IRMÃOS, CONTINUEM A SER MEUS IMITADORES", não está a conclamar que alcancemos a Graça gloriosa que nos está reservada???

Disse Paulo:

“Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Fp. 4. 12-13).

Façamos disso a motivação para uma atitude de ânimo e fé.

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Anima-te e vença

Salmos 27.14 : Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.

Seja você quem for, eu gostaria de incentivá-lo a receber este Salmo com o coração aberto, pois por ele o Espírito Santo haverá de fazer-lhe vencedor.

Acredito em dois passos que são necessários para que possamos obter uma vitória completa diante de eventuais obstáculos ou desafios:
1º - Esperar (buscar, crer) em Deus.
2º - Animar-se.

Em primeiro lugar, diante de qualquer problema, devemos ir às Escrituras Sagradas. Não devemos ficar de braços cruzados ou nos consumirmos diante do desânimo, da tristeza, do desamparo ou da indefinição. Devemos enfrentar o problema sabendo que o Pai é fiel, não nos abandona nunca.

Assim, devemos manter a cabeça altiva, evitar que o derrotismo insufle nosso ânimo ou que endureça o coração. TODO PROBLEMA TEM SOLUÇÃO.

Afirme e reafirme em seus propósitos e em suas orações: “Eu sou forte, sou um guerreiro”. Joel 3,10.

Não podemos aceitar, nunca, jamais, nada diferente daquilo que nos está destinado pela Palavra de Deus. Esperemos tudo no Senhor. Mas que o “esperar” não seja o de aguardar que nos venha pela mansidão, placidez, conformismo, alienação. É preciso, muitas vezes, buscar, tomar, o que é nosso.

Em segundo lugar, o nosso ânimo, a nossa disposição de enfrentarmos e vencermos os desafios. Na Bíblia encontramos o ímpeto que nos remete ao bom combate, a guarida ao nosso cansaço e o rejuvenescimento de nossas energias.

Devemos orar: Senhor, mostra-me como extrair da tua Palavra o ânimo de que preciso.


Acredite, tenha Fé e as vitórias virão em tua vida!
Espere no Senhor, seja forte! Coragem! Alcance no Senhor! Permita que a tua esperança alce vôos mais altos e que tua Fé se fortaleça em nome de Jesus.

Texto de reflexão de autoria do Dr. Airton Rodrigues, apresentado no programa Palavra da Fé.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

A Restauração no Amor

A Bíblia nos fala do pecado, por meio de histórias, principalmente.
O pecado em questão começou com uma fagulha de lasciívia comum do rei Davi, talvez o maior líder na história de Israel, que espiou, do seu terraço, uma mulher casada que se banhava. A história termina em adultério e assassinato.
Curiosamente, o relato desse famoso pecado traz um tema central: um relacionamento rompido com Deus. "Contra ti, só contra ti, pequei..." (Sl 51.4), orou o rei Davi depois de ser pego. Uma reação extraordinária, se considerarmos que seus pecados haviam sido adultério e assassinato. Os que morreram por conseqüência de sua transgressão perderam a importância, à medida que Davi teve de lidar com os efeitos subseqëntes mais graves de seus delitos.
Esse acontecimento mostra que o pecado interrompe o contato entre os mundos natural e espiritual, nos desliga da verdadeira fonte de que precisamos para combatê-lo.
A história de Davi, contada com todos os detalhes sórdidos, nos dá um exemplo de comunicação com o mundo espiritual que foi interrompida e depois restaurada.
Não há nenhum segredo mágico para restaurar o contato com Deus. Na verdade, obedece ao mesmo caminho básico necessário para restaurar qualquer relacionamento rompido, seja familiar, seja com o cônjuge, seja com um amigo. O caminho começa com a culpa e termina com a restauração.
Vamos refletir sobre esse tema. E, creia:
O casamento chama ambos os parceiros, diariamente, a amar, perdoar e permanecer fiel - um trabalho árduo que só faz sentido se estivermos, de algum modo, convencidos de que somos participantes em um tipo de história estabelecida na eternidade.
Para a maioria de nós, anos são necessários, às vezes toda uma vida, para percebermos o significado da união com outra pessoa. Aprendemos quando ir em frente e quando recuar. Quando silenciar e quando impor um desafio.
À medida que duas pessoas independentes compartilham um realidade em comum, ocorre aos poucos um tipo de transfiguração. Surge um "segundo amor" naquela velha, quase desgastada, adormecida, porém ainda viva paixão.
Vamos pensar nisso com carinho!
"Quando presencio o fim de um casamento, porque um dos cônjuges é tomado de paixão por outra pessoa, fico tão triste como se fosse a morte de uma criança".


Excertos de textos do livro Rumores de Outro Mundo, a realidade sobrenatural da fé, de Philip Yancey, pp. 93-94 e 139-140

sábado, 20 de janeiro de 2007

A VITÓRIA NA VIDA




Pobre de ti que pensas ser vencido
Tua derrota é caso decidido
Queres vencer, mas, como em ti não crês,
Tua descrença esmaga-te de vez.



Se tu imaginas perder, perdido estás.
Quem não confia em si marcha para trás.
A força que impele para frente
É a decisão firmada em tua mente


Muita empresa esboroa-se em fracasso
Ainda antes do primeiro passo
Muito covarde tem capitulado
Antes de haver a luta começado!


Pensa em ser grande e os teus feitos crescerão
Pensa em ser pequeno e irás depressa ao chão.
O saber querer é o poder arquipotente,
É a decisão firmada em tua mente.



Fraco é aquele que fraco se imagina.
Olha ao alto o que ao alto se destina.
A confiança em ti mesmo é a trajetória
Que te levará aos altos cimos da vitória!


Nem sempre o que mais corre, a meta alcança
Nem mais longe o mais forte o disco lança
Mas o que, certo de si, vai firme e em frente
Com a decisão firmada em sua mente!


Este é um texto de domínio público que sempre esteve, literalmente, à frente de pessoas que mudaram o rumo de suas vidas adotando-o como instrumento de motivação para a superação de seus propósitos. E, a partir dele, conseguiu muitas vitórias!

Encaminhado pelo Dr. Airton Rodrigues, para quem o texto foi orientador em sabedoria.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

A sabedoria da palavra

Colossenses 3.16 – A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos, espirituais; cantando ao Senhor com a graça em vosso coração.

Palavras. Palavras que saem da boca sem pensar; palavras ao acaso, cochichadas, ressentidas, doridas, ferinas, insinuantes.
As pessoas, num primeiro instante, não dão às suas palavras a dimensão do sentido ou do significado que de fato mereceriam a atenção.
Quero destacar que as palavras de fé são motivadoras, consoladoras, alentadoras. Disse o criador do universo: 'Haja e ouve'.
As Palavras da Fé tem o poder de criar na sua vida, e na da sua família, aspectos de sucesso, vitória, saúde e cura. Experimente isto, creia nisto, pratique a Palavra, inspirada pelo seu Espírito, faça sua língua cumprir seu dever de forma construtiva pelo bom e pelo bem. Tome o cuidado de falar somente a verdade, a sua palavra é a verdade. Fale palavras de fé e de amor, palavras que são autênticas e as verdades espirituais já não lhe parecerão irreais ou distantes.
Por outro lado, se você fala o tempo todo, palavras cheias de negativismo ou de maledicência saiba que essa repetição induz a um ambiente derrotista, no qual sendo você o líder pesaroso será revelado por inteiro como uma pessoa mal-sucedida e pouco sábia.
Creia nisso. Aumente sua fé na Palavra de Deus.


Texto encaminhado pelo Dr. Airton Rodrigues e apresentado em seu programa semanal PALAVRA DA FÉ! Aos sábados, das 8h as 9h, na Rádio Guarathan, 860 Khz.


A Palavra do Pastor

Na reunião de célula, na última quinta-feira, o tema da pregação na qual o Pastor Tadeu mediou os debates foi sobre Árvores e Seus Frutos, em Mat. 12 33-37:

Ou fazer a árvore boa, e o seu fruto bom; ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.
Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

Exortação de Jesus ao fariseus, que o haviam questionado quanto a permissão a seus discípulos para que, sentindo fome, colhessem, espigas de trigo num dia de sábado (no qual era proibido, então).

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Não julgo nem a mim mesmo

Eu não julgo nem a mim mesmo. A minha consciência está limpa, mas isso não prova que sou, de fato, inocente. Quem me julga é o Senhor.

1Co 4 : 3, 4
Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. Mas ele me respondeu: " minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco".
2 Co 11 : 8,9
Quantas vezes justificamos certas ações ou procedimentos questionáveis sob o ponto de vista moral ou ético como sendo certos, justos e necessários? Então, remetemos para a nossa consciência o julgamento e a compreensão de que em tal caso houve o BEM.
Mas, por outro lado, o que seria o MAL? "O que significa chamar alguém de mau?"
Vivemos numa época em que as circunstâncias nos empurram para uma condição de VÍTIMAS. A culpa está sempre nos outros. E esse é o primeiro e mais presente JULGAMENTO dos dias atuais. Quase ninguém diz: "sinto muito", "desculpe", "a culpa foi minha"...
Se me cobram que bebo, digo que bebo a quantidade que quiser ou puder... Minha consciência é tranqüila(limpa) quanto a isso. Agora, quando olho para trás, no breve instante dos anos da minha vida, e vejo o quanto esse comportamento foi prejudicial em momentos decisivos e que redundaram em fracassos, ressentimentos e renúncias, pergunto: FUI OU SOU INOCENTE???
Como somos privilegiados em compreender tão bem o paradoxo de que a força surge da fraqueza.
Inocência ou culpa?
Certo ou errado?
Lembremos de Paulo: "não julgo nem a mim mesmo".
"No momento do pecado (enquanto erro), considero o mundo como sendo meu, e não de Deus" escreveu P. Yancey, acrescentando que "caráter é o modo pelo qual você se comporta quando ninguém está olhando", e conclui: "Hoje visualizo Deus não tanto como um policial vigiando cada movimento meu, mas como um espírito dentro de mim. Um espírito que me incentiva a compreender plenamente para que, antes de tudo, fui criado".

O Sentido da Vida

Pois tudo, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visível e invisível, todas as coisas começaram Nele e Nele encontram seu propósito, seu sentido de vida.

Colossenses – Cap. I .16:




O que você pretende fazer ou conseguir em sua vida? Qual a sua intenção, a sua decisão, o seu projeto, a sua determinação para alcançar os objetivos desejados?
O ensinamento nos diz que “tudo”, absolutamente “TUDO” tem um sentido na vida que só pode ser compreendido Nele. Então, se quiseres saber por que você foi colocado neste planeta, por que você está aqui diante daquilo que você diz ser a sua vida e o seu mundo, entre a sua gente e as suas coisas, você deverá, então, começar pela compreensão do poder de Deus e o seu alcance.
Saiba que você nasceu de acordo com os propósitos Dele e para com Ele e Nele cumprir tais propósitos.
Sim, entenda que Nele começou e está “tudo”, absolutamente “tudo”, tanto o que é “visível, quanto o que esteja “invisível”.
Bem aventurados os equilibrados, pois subsistirão mais do que todos.
AME A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO,
AME AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
Faça destes propósitos de Deus, os propósitos que dêem sentido à sua vida e seja feliz.
Texto encaminhado por Dr. Airton Rodrigues

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

O centro da existência

"E tentar ser feliz ao ser admirado pelos homens, ou amado pelas mulheres, ou ao aquecer-se com bebida, ou ao fartar-se na luxúria, ou ao acumular bens e tesouros: isso tudo nos distancia, a curto prazo, do amor de Deus. Então, homens, mulheres, bebidas, luxúria e ganância passam a ter prioridade sobre Deus. Eles escurecem a luz divina [...]. Então ficamos infelizes, temerosos, furiosos, ferozes e impacientes. E já não podemos orar, não podemos sentar quietos. Esse é o amargo jugo do pecado. Por ele, abandonamos o leve suave jugo de Cristo."

Thomas Merton, citado em Rumores de Outro Mundo, de Philip Yancey, p. 110.