sábado, 24 de março de 2007

sofri e venci, para a eternidade

Exortação do apóstolo Paulo

“...trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e uma dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios, periogos na cidade, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.”

Paulo, grande Paulo, ao povo de Corinto, que todos acham por bem abreviar como se fosse “Coríntios, 11.23-27.

Lembremos que por muito menos do que isso, varias vezes nós desistimos de nossas lutas..e por menos ainda, colocamos em dúvida a potência da fé e a crença no poder de Deus...

o que não se vê é eterno

Exortação do apóstolo Paulo:

“Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma gloria eterna que pesa mais do que todos eles . Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”

Paulo, grande e fenomenal Paulo, em exortação ao povo de Corinto, que a Bíblia e toda a humanidade subseqüente se refere como sendo Coríntios 4.16-18.

Direito autoral

Em tempos de disputas por direitos autorais, de cobrança pela autoria da criação, ninguém, nem Zezé de Camargo & Luciano nem Roberto Carlos nem Beatles, absolutamente nenhum outro, que não o apóstolo Paulo, teria tanto direito a cobrardireitos autorais.


Ninguém mais do que ele, Paulo de Tarso, poderia chamar para si a autoria de sucessivas citações na boca de autoridades religiosas que omitem o crédito em suas assertivas de indução à crença e da necessária, absoluta e inabalável fé protagonizada por Paulo.

Tornada real pela visão do invisível, secularizada no Evangelho que não era dele e que se tornou da humanidade pela imagem posta diante de si e de seus desígnios, perante Deus, por Cristo Jesus, como ele sempre fez referência nos seus escritos que vieram a se tornar “cartas” e daí ensinamentos para consagrar o Evangelho.

Vejamos que é muito comum a citação de Hebreus, Corintios, Filipenses, Timoteo, Tessalonicenses, Colossenses, Efésios, Gálatas, Tito, Filemon e o clássico e indispensável Romanos, como se estas referências pudessem ser qualificadas como sujeitos de ação como o foram profetas e apóstolos como Isaías,Zacarias, Mateus, Marcos entre tantos...


Por favor, ao invés dessa negação ao autor da pregação de um novo mundo, de uma nova vida, que de fato é possível torna-la real, reverenciemos o grande apóstolo da atualidade...

Aquele que renasce em meio ao conturbado mundo quase sem saída, aquele que uma vez sendo cegado viu para a eternidade o que todos nós precisamos ver ao nosso redor para compreendermos melhor as alternativas de caminhos que nos levem a redenção de nossos pecados e a elevação da grande Palavra do Senhor...

Reverenciemos por dever, honra e respeito toda e qualquer citação com a respectiva citação:

“disse e escreveu o apóstolo Paulo...”

sábado, 10 de março de 2007

Contra as forças que não podemos ver

Não mudei minha crença em poderes espirituais porque aprendi algo novo a respeito deste mundo. Simplesmente aprendi a reformular o que já sabia em uma linguagem bíblica. Passei a aceitar a afirmação do apóstolo Paulo de que nossa verdadeira luta é travada contra forças que não podemos ver. Neste planeta ocorre muito mais do que é visível ao olho humano.

Philip Yancey em Rumores de Outro Mundo

Coragem e ânimo

No programa PALAVRA DA FÉ, deste sábado, 10 de março, Airton Rodrigues apresentou a seguinte passagem para reflexão:

Naquele momento o barco já estava nomeio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprva contra ele. Já de madrugada, entre as três e seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram:

- É um fantasma!

E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse:

-Coragem! Sou eu! Não tenham medo!

Então Pedro disse:

- Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está!

- Venha! respondeu Jesus.

Pedro saiu do barco e começou a andar porém no meio do caminho ficou com medo e começou a afundar.

Jesus, então, estendeu-lhe a mão:

- Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?

Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou.

quarta-feira, 7 de março de 2007

Paulo a Timóteo

Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus:
prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda a longanimidade e ensino.


na Bíblia com nova tradução na linguagem de hoje, encontramos a mesma ordem:

Eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte:
pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.


Tm 4 : 2

O jovem Timóteo

Timóteo era jovem.

Nos escritos, 1 e 2, do apóstolo Paulo dirigidos a Timóteo, podemos encontrar valiosas sugestões para os jovens que estão vivendo a vida cristã, além, é claro, de igualmente proveitosas reflexões aos mais velhos.

Quando Paulo voltou a Listra, em sua segunda viagem missionária, levou Timóteo como companheiro.

Que maravilhoso privilégio para aquele jovem!

Paulo exorta Timóteo a manter fé e boa consciência, porque assim o homem se livra do naufrágio espiritual:

Ensine e recomende estas coisas: Discutir e brigar a respeito de palavras é como uma doença.

Daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas, discussões sem fim, como costumam fazer as pessoas que perderam o juízo e não têm mais a verdade.

Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer. É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem.

O que foi que trouxemos para este mundo? Nada!
E o que é que vamos levar do mundo? Nada!
Tm 6 : 3,10

Após longos anos de treinamento com esse poderoso homem de Deus, Timóteo ficou com a responsabilidade da importante igreja de Éfeso. Isso colocou o tímido jovem frente a frente com sérios desafios.

Foi enquanto Timóteo exercia o pastorado em Éfeso que Paulo lhe escreveu as duas cartas de instrução e orientação.

Texto baseado no livro Estudo Panorâmico da Bíblia, de H. Mears, 7ª ed, abril,1995.

Não temas, creia


No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. (I João 4.18)

Você já notou, ao ler a Bíblia, as repetidas vezes em que a exortação “Não temas” foi manifestada? Entre elas, a passagem na qual Jairo, atônito, vai ao encontro de Jesus pedir-lhe a cura da filha.

Uma multidão rodeava o Mestre, retendo-lhe, de forma que aumentava o desespero de Jairo e diminuía-lhe a esperança de que o Senhor pudesse interceder a tempo pela recuperação de sua menina. Diante disso, Jesus disse: - Não temas, crê, somente, e ela será salva.

Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. (Lucas 8.50)

Jesus foi à casa de Jairo, pegou pela mão da filha e disse: - Menina, levante-se! Ela tornou a viver e se levantou imediatamente.

Noutra passagem, quando Jesus estava pregando aos seus discípulos, disse:
Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. (Lucas 12.32)

E, quando o Senhor apareceu a Isaque, no Antigo Testamento, renovando a aliança que fizera com Abraão, pai de Isaque, o Senhor disse:
Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. (Gênesis 26.24)

Se Deus tivesse dito apenas: “Não temas”, e fosse tão somente essa a sua ordem, poderíamos rebater com a nossa fraqueza: “não consigo deixar de ter medo”. No entanto, à ordem o Senhor acrescentou o conforto de sua presença: “Eu estou com você”.

Ora, se podemos crer, e cremos nisso, que Ele está conosco, como é que ainda poderemos ter medo?
Mesmo que a dúvida o torne fraco para encorajar-se com a fé, lembre-se da afirmação de Deus: “Eu te sustentarei”.

Meu irmão, meu amigo, minha amiga, a dúvida e o medo andam de mãos dadas.
Mas, a fé e o amor também andam juntos. Você escolhe a companhia para levar consigo.

Tenha fé e amor e não temas, o Senhor está contigo. Amém.
Airton Fernandes Rodrigues

O bom combate da fé


Combata o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. (I Timóteo 6.12)

O único combate para o qual o cristão é convocado a travar é o embate da fé.
Se você está envolvido em qualquer outro tipo de luta, você está na ‘disputa errada’.

Concentre suas forças no bom combate da fé e lembre-se que na grande luta contra o mal – contra ‘o Diabo’-, Jesus Cristo foi, é e sempre será o vencedor. Creia e confie no Senhor.

Por incrível que possa parecer, há inimigos e impedimentos que lutam contra a consecução da fé. E, entre eles, o maior é a falta de compreensão da Palavra de Deus.

Leia a Bíblia. Não diga que não a entende, nem que não tem tempo.

Sugiro começar, por exemplo, pelo livro dos Provérbios. Ele contém ensinamentos preciosos para que você tenha uma atitude vitoriosa em qualquer circunstância da vida.

Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor e aprenderá a conhecê-lo. É o Senhor quem dá sabedoria; Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto”. Pv. 2 : 1-7.

De fato, a maioria de impedimentos contra a fé centraliza-se em torno da falta de conhecimento da mensagem que a Bíblia contém, do ensinamento que aconselhou governantes, reis, homens e mulheres que encontraram um novo valor e posicionaram suas vidas com uma nova atitude perante a força da fé na Palavra de Deus.

Dedique-se, pois, ao estudo da palavra e terás, como conseqüência, um notável crescimento espiritual fruto de sua fé, a qual, por sua vez, lhe proporcionará alcançar paz e prosperidade.
Creia e avance. Amém.

Airton Fernandes Rodrigues

segunda-feira, 5 de março de 2007

O amor e o tempo

A vida consiste em amor. Disse-nos o apóstolo Paulo: “Não importa o que diga, creia e faça; sem amor, estou perdido”. 1Co 13: 3.

A melhor expressão do amor é o tempo. A importância das coisas pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir.

Quanto maior o tempo dedicado a alguma coisa, mais você demonstra a importância e o valor que ela tem para você.

Se quiseres conhecer as prioridades de uma pessoa observe como ela utiliza o tempo. O tempo é sua dádiva mais importante, pois você só recebeu uma quantidade fixa dele. Você pode ganhar dinheiro, mas não pode fazer mais tempo.

O seu tempo é a sua vida. É por isso que o maior presente que você pode dar para alguém é o seu tempo.
... os dias em que vivemos são maus por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. (Efésios 5:16)

A Bíblia enfatiza que enquanto tivermos oportunidades devemos fazer o bem a todos. Aproveite cada chance que tiver para fazer o Bem. Sempre que puder, ajude aos necessitados. Não deixe seu vizinho esperando até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje.

Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.
Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, te darei, se o tens agora contigo. (Provérbios 3:27-28)


O melhor momento para praticar o bem, para demonstrar o amor é agora. Amém.

Airton Fernandes Rodrigues

O poder das palavras


Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. (Provérbios 16.24)

As palavras abençoam ou as palavras amaldiçoam.

As palavras curam ou as palavras nos deixam doentes.

As palavras que escutarmos de manhã permanecerão conosco durante o dia inteiro.

As esposas e os maridos precisam ter em conta que uma palavra mordaz ou ofensiva pela manhã, por exemplo, tem potencial para azedar o ânimo da relação conjugal durante o dia inteiro.

Por outro lado, uma palavra amorosa, terna, bela, uma pequena oração, funciona como estímulo ao ânimo e, como música, inspira a pessoa querida a enfrentar o seu dia.

Da mesma forma, pais e filhos devem valorizar e empenhar-se de maneira a produzir em seus lares uma atmosfera benigna de compreensão, paciência e amor. Um ambiente familiar é precipuamente fruto da ação de palavras.

Palavras que podem influenciar a obediência ou insuflar a rebeldia. Palavras que podem assegurar a autoridade ou açular a desordem.

Faça as palavras trabalharem a seu favor; aprenda a dotá-las de poder irresistível.
A plenitude desse poder pode ser alcançada por meio da fé e do amor cobrindo nossas palavras como chocolate cobre o recheio de um delicioso bombom.

Manifeste em sua vida a Palavra de Deus e ela lhe proporcionará Paz, Amor e Vitórias. Amém.

Airton Fernandes Rodrigues