sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Para ser sábio

Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem a compreensão das coisas. A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. Se você for sábio, o lucro será seu... Pv. 9: 10-12



Escutem!

A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta.

A Sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos. Está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando: Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.

Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente.
Você é tolo? Aprenda a ter juízo.

Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo.
O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira. Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso.

Para a pessoa que tem a compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado. Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro.

EU SOU A SABEDORIA; sou mais preciosa do que as jóias.

Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte. Os governantes governam com a minha ajuda. Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.

Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo. Eu estava lá quando Deus colocou os alicerces da Terra, estava ao seu lado como arquiteta e era a sua fonte diária de alegria, sempre feliz na sua presença – feliz com mundo e contente com a raça humana.

Agora, moços, escutem!

Façam o que eu digo e serão felizes.
Aprendam o que é ensinado a vocês.
Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.

Aquele que me ouve será feliz.
Pois quem me encontra encontrará a vida e o Senhor Deus ficará contente.
Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma... (Pv. 8: 1-36)

Nenhum comentário: